segunda-feira, 8 de abril de 2013

Massa Cremosa ao forno + Pavê de chocolate! Receitinhas deliciosas e Práticas!


"Essa receita de massa é super rápida e fácil  de fazer, não suja muita louça e a maioria gosta!!!!!
Bom para aquele domingo que a gente vai receber a família em casa, está sem idéias e com preguiça....
Como a receita é muuuito simples, a sobremesa é meio que obrigação! rs..."



Massa Cremosa ao Forno!!!

Ingredientes:

1 pacote de macarrão talharim (ninho) nº 2 ( mais fino)
1 copo de requeijão cremoso
1 lata de molho de tomate pronto
150 gramas de presunto ralado ou cortado em tiras finas
150 gramas de mussarela ralada ou cortada em tiras finas
2 cubos de caldo de galinha
1 litro de água
Sal a gosto

Modo de fazer:

Leve para ferver a água com o sal e o caldo de galinha. Enquanto isso em um refratário coloque o molho de tomate, depois arrume os ninhos, dentro dos buraquinhos dos ninhos coloque requeijão até preencher todo o espaço.
Coloque então o presunto e por cima a mussarela. Agora jogue por cima a água fervendo. Leve ao forno em fogo alto por 25 minutos. retire do forno e deixe esfriar um pouquinho, para dar maior cremosidade. Sirva a seguir.
O tempo de forno é muito importante, pois se passar do tempo o macarrão não ficará al dente.



Pavê de chocolate!

Ingredientes:

*Creme base..

1 lata de leite condensado
2 latas de leite (usar a lata do leite condensado para medir)
2 gemas
2 colheres de sopa de maisena
gotas de baunilha
1 caixinha de creme de leite ou uma lata sem o soro

*Creme de chocolate

1 litro de leite
+/- 1 e 1/2 xícara de açúcar
2 colheres de margarina
1 xícara de achocolatado em pó (se for usar o chocolate pode usar 3 colheres de sopa)
1 caixinha de creme de leite
Biscoito champagne
Leite suficiente para umedecer os biscoitos

Modo de Fazer:

Creme base: Colocar o leite, o leite condensado, as gemas e maisena numa penela, misturar bem e levar no fogo até engrossa.
Retirar do fogo e continuar mexendo para esfriar um pouco.
Acrescentar o creme de leite. Reservar.
Creme de chocolate: Colocar numa panela o leite, a margarina, o açúcar,o chocolate e levar no fogo até engrossa. Demora um pouco mas engrossa.
Quando engrossar retirar do fogo e continuar mexendo para esfriar. Acrescentar o creme de leite.

Montando o Pavê:

Fazer camada de creme base.
Camada de biscoito umedecido
camada de creme
e camada biscoito
terminando com uma camada de creme.
Por cima colocar o creme de chocolate.
Sirva gelado (+- 2 hs na geladeira)

"Esse pavê fica divino!
Nada enjoativo, super leve e nada light! Rss.
Espero que gostem!
Beijocas.

Assédio moral no ambiente de trabalho...


Assédio, é uma palavra que normalmente se associa a situações de cariz sexual. Porém, essa é uma visão muito restritiva. Na realidade, assédio constitui todo e qualquer comportamento impróprio, inconveniente ou excessivo que, de forma reiterada, comprometa a dignidade ou a integridade física e/ou psíquica de uma pessoa. No contexto do emprego, trata-se da degradação propositada das condições ou do ambiente de trabalho, através de ameaças (mais ou menos implícitas ou explícitas), comportamentos hostis, comunicações não éticas, etc. Que têm como objetivos a inabilitação, o abatimento moral e a desestabilização emocional do(a) visado(a).

O assédio moral distingue-se de um vulgar conflito laboral pela ausência de igualdade entre as partes. Na realidade, o que existe é uma relação dominador/dominado, em que o “estratega” estabelece as “regras do jogo”, minuciosamente delineadas para a submissão do outro até à total perda de identidade. Este, por seu turno, embarca num quadro de miséria física, psicológica e social tão duradoura quanto a astúcia do assediador e a sua própria falta de capacidade para se libertar o permitirem. Por outro lado, a “guerra” não é aberta, “oficial”, o que atira o escondido, o não dito, para um palco de desconfiança, insegurança e medo.

Para se poder considerar uma conduta abusiva como assédio moral é necessário atentar nalguns pontos fundamentais: a veemência da violência psicológica (a gravidade deve ser medida partindo do conceito objetivo de uma pessoa dita normal, porque a vulnerabilidade excessiva a que ficam sujeitas as pessoas afetadas por alguma patologia é suscetível de as fazer viver com extrema ansiedade situações que, por si, não desencadeariam tal estado de espírito); a continuidade dos episódios no tempo (sendo preciso uma curva temporal suficiente para originar impacto real e ocasionar atos que consubstanciem verdadeira perseguição); a repetição da humilhação (passível de interferir na vida do humilhado a ponto de abalar a sua dignidade e as relações afetivas e sociais, cujos possíveis danos na saúde física e mental poderão culminar em improficiência laboral, desemprego e até a morte!); a intencionalidade de provocar sofrimento ao(s) colega(s)/subordinado(s) com a finalidade de o(s) marginalizar; e a transformação dos danos psíquicos em doença, atestada medicamente.

Dentro do assédio moral no trabalho englobam-se atitudes de várias naturezas, levadas a cabo com o invariável intuito de deitar abaixo uma ou várias pessoas. Fazer comentários maldosos em público, inventar ou produzir erros no trabalho alheio, pedir tarefas com uma urgência inexistente, ignorar a presença do trabalhador, impor horários incompatíveis com a vida pessoal do colaborador, isolá-lo do convívio com os colegas ou privá-lo da hora de almoço, não fornecer o material indispensável à realização das funções, não cumprimentar, ordenar trabalhos muito aquém das competências do funcionário, estimular a discriminação entre colegas, não atribuir qualquer tarefa a um empregado, imputar rótulos do género “fraco”, “incompetente”, “incapaz”, demitir sem justa causa (ou levar ao pedido de demissão), controlar as idas ao médico, fazer desaparecer atestados de saúde, multiplicar burocracias, colocar uns colegas a supervisionar outros e espalhar boatos, são exemplos de procedimentos inerentes a um processo de assédio moral no emprego. 

O stress, não concretizando uma forma de assédio, é, pelo desgaste que gera, um terreno assaz fértil para que se instale o referido processo. As consequências serão tanto mais severas quanto a consciência que se tem do evidente propósito de prejudicar.

Os danos mais frequentes do assediado passam por cansaço exagerado, nervosismo, enxaquecas, distúrbios do sono, irritação permanente, ruminações constantes, perturbações da memória, tremores, hipertensão arterial, tristeza profunda, alteração da personalidade (com nota dominante para uma agressividade crescente), evitação de circunstâncias que tragam associações à tortura psicológica, inversão da escala de valores, pensamentos suicidas ou tentativas de suicídio, desordens do aparelho digestivo, com eventual perda ou ganho consideráveis de peso, hipotético consumo de álcool ou drogas, dores de cabeça, musculares e na coluna, falta de confiança em si, projeção negativista do futuro, agravamento de enfermidades previamente manifestadas, angústia, ansiedade, mágoa, ressentimento, sentimento de fracasso, caos interior, vergonha, culpa, sensação de se ter sido traído(a) e de inutilidade, infelicidade genuína. A estes malefícios podem juntar-se os estragos do desemprego massivo, que incrementa o temor e a sujeição dos trabalhadores, qual vassalagem obrigatória isto ocorrendo, passando quase duzentos anos, desde o término da escravatura (legalmente falando, é claro).

O assediador pode atuar isoladamente ou em conjunto com outros comparsas igualmente perversos, dotados de carácter narcisista, que, não suportando a própria dor, a solidão e as contradições que não conseguem admitir em si, assim como a felicidade e o prazer de viver que reconhecem noutros, atacam a autoestima destes, procurando alcançar o poder ou manter-se nele a qualquer custo, numa busca insaciável de gratificação e de ocultação da incompetência intrínseca.

 O assediado, por outro lado, ou seja, a vítima de antemão designada pelo assediador, é ativo e competente, responsável, bem-educado, dotado de alguma aptidão acima da média (um negligente, passivo, sem valiosas qualidades profissionais e morais não suscitaria a inveja e o fascínio do assediador nem o faria sentir-se ameaçado), mas também ingénuo, crédulo e com necessidade do amor e da admiração daqueles que o rodeiam, e que receia a desaprovação e tende a culpar-se de tudo. Fragilizado deste modo, o assediado acaba por adotar posturas induzidas pelo agressor.

O assédio moral é um risco invisível, mas muito concreto, no que concerne às relações e condições de trabalho. Toda a sintomatologia psico-físico-emocional, nomadamente as dificuldades de aprendizagem, de concentração e do sono, a ansiedade, o esquecimento, a irritabilidade, a indecisão e a fadiga podem converter-se em fatores favoráveis à ocorrência de acidentes de trabalho, retração de amizades, casamentos arruinados, aumento das despesas com medicamentos, perda de bens patrimoniais. É um caso muitíssimo sério, e que deveria ser mais fácil de identificar por todos nós, pois muitos podem até ser vitimas sem terem noção dos seus direitos.

Saber mais em: http://www.ruadireita.com/empresariais/info/assedio-moral-no-ambiente-de-trabalho/#ixzz2PtNVVEjD 
Follow us: @ruadireita on Twitter | ruadireita on Facebook

domingo, 7 de abril de 2013

O que comemorar no dia do Jornalista!!!


Rondônia, Domingo 07 de Abril de 2013 - 11:11
VALORIZAÇÃO!


Hoje é o dia do jornalista, comemoração oficializada 100 anos depois do assassinato do homenageado, o grande jornalista Líbero Badaró, em 1830.

Publicado Domingo, 7 de Abril de 2013, às 09:59 | Fonte da Redação do site, rondonia.com


 
Valorizar o trabalho dos jornalistas e o direito da sociedade à informação 
  
Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Jornalista, 7 de abril, a Federação Nacional dos Jornalistas saúda a categoria e convoca a sociedade brasileira a cerrar fileira na luta em defesa do jornalismo ético e de qualidade. Não é possível assegurar o direito de todos à informação, a defesa das liberdades de expressão e de imprensa, dos direitos humanos e da democracia sem a devida valorização da profissão de jornalista.

Inegavelmente, os jornalistas deram importante contribuição para a derrocada do período de exceção e terror instalado em 1964 e que, por mais de 20 anos, tentou calar milhões de vozes que clamavam por liberdade e democracia. Muitos jornalistas tombaram na luta para manter erguidas tais bandeiras. Não foi em vão. Hoje, as Comissões Nacional e Regionais da Verdade dos Jornalistas trabalham para que o país se reencontre com sua história e para que o respeito aos direitos humanos e a Justiça prevaleçam sobre o obscurantismo que fez da tortura - crime de lesa humanidade - prática corriqueira que fez milhares de pessoas chorarem em solo nacional.

Não obstante, a cultura da violência enraizou-se no Brasil, que figura nos relatórios internacionais de violências contra jornalistas. Casos como a recente agressão de autoridades do governo municipal de Araraquara (SP), que impediram à força que um jornalista participasse de uma entrevista coletiva, ou o assassinato do jornalista e radialista Rodrigo Neto em Ipatinga (MG), são exemplos cruéis desta realidade. Não nos conformamos e não recuaremos. Continuaremos denunciando e cobrando dos patrões, do governo e do Congresso Nacional medidas efetivas de proteção aos jornalistas, de combate à impunidade e de garantias do direito da sociedade à informação.

A FENAJ, os 31 Sindicatos da categoria e os jornalistas, além de combater toda forma de violência, enfrentam lutas difíceis e importantes como combater um dos mais concentrados monopólios de comunicação do mundo, defender a democratização e um novo marco regulatório das comunicações no Brasil, as liberdades de imprensa e de expressão, o retorno da exigência do diploma de jornalismo como requisito para o exercício da profissão, a qualificação da formação acadêmica e novas diretrizes curriculares de Jornalismo, entre outras.

Todas estas lutas, aliadas à constante busca valorização dos jornalistas com melhores salários e condições de trabalho, têm a ética como amálgama estruturador e a qualidade do Jornalismo como objetivo maior, considerando o direito à informação como propriedade de toda a sociedade, não somente de uns poucos.

Nesta semana em que se comemora o Dia do Jornalista, o lançamento do relatório da pesquisa "Perfil do Jornalista Brasileiro" saúda e premia a categoria e a sociedade com os resultados de um exaustivo trabalho de doutorandos e mestrandos na busca de dados primários fornecidos pelos Sindicatos de Jornalistas de todo Brasil, informações viabilizadas pelos cursos de Jornalismo e dados obtidos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Certamente esta pesquisa se constitui em importante ferramenta para nos orientar na perspectiva de construção de novos horizontes para os jornalistas e o Jornalismo brasileiros.

Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas

Brasília, 4 de abril de 2013. 



Reflexão sem dor no dia do jornalista

Hoje é o dia do jornalista, comemoração oficializada 100 anos depois do assassinato do homenageado, o grande jornalista Líbero Badaró, em 1830. Lembrando que este crime, por motivação política, foi a causa principal da abdicação do trono, por Dom Pedro I.
Quando se fala em jornalismo hoje, temos que colocar o papel desse profissional no seu devido lugar. Ele não é representante de nenhum poder constituído, daí que acho uma bobagem esse negócio de quarto poder. Ainda tem pseudo jornalista que se vale da sua condição profissional para botar banca, achar que pode delinqüir em nome de uma imunidade que não tem e jamais terá.
Tenho” A Regra do Jogo”, do saudoso Cláudio Abramo como meu livro de cabeceira. E de Abramo, guardo pra mim, como regra de conduta o seguinte ensinamento: “Sou jornalista mas também gosto de fabricar cadeira. Minha ética de jornalista e a minha ética de marceneiro é a mesma. Não tenho duas. Não é por ser jornalista que vou achar que posso sair por aí batendo carteira. Minha ética é uma só, a ética de cidadão”.
É como cidadão que procuro agir, encarar minha profissão, sempre fazendo o dever de casa que é ter compromisso social, sobretudo com a verdade. Num momento ou noutro, por uma contingência ou outra, posso me render a manuais de prudência que me impeçam de expor a verdade. Mas uma coisa que nunca fiz e jamais farei, é brigar com a verdade dos fatos.


Fonte: rondonia.com

domingo, 31 de março de 2013

Maquiagem para Noivas 2013 - Dicas, Fotos e Passo a Passo!!!


Sempre quando surge aquele compromisso especial as mulheres não abrem mão de investir num make caprichado que a deixe mais linda, realce seus traços e dê mais cor e vida ao seu rosto, ainda mais quando se trata do dia mais importante de sua vida que é o dia do casamento, momento onde toda a atenção é voltada para ela que precisa estar com um visual impecável.

A maquiagem para noivas 2013 mais vista será a que destaca os olhos e deixa os lábios mais discretos, ou seja, as noivas que pretendem investir num make moderno devem especialmente caprichar no olhar deixando-o bem marcante.

Maquiagem para noiva 2013 - Passo a passo...

- Comece limpando e hidratando a pele;
- Agora esconda as imperfeições do rosto usando uma base e um corretivo indicado para seu tom de pele;
- Vá para os olhos, nele aplique o rímel, lápis preto e a sombra, sendo que as noivas podem escolher entre as prateadas, douradas, metalizadas e nas cores verde, azul, e amarela que estão em alta;
- Para terminar use cílios postiços que não podem faltar, pois dão um toque especial nos olhos de todas as noivas;
- No rosto aplique um blush de sua preferência e que seja leve e um pó iluminador;
- Nos lábios invista num batom claro ou nude ou até mesmo use apenas um gloss, isso ajudará a dar leveza ao make levando em conta que os olhos já estão bem marcantes.

Lembrando que não deve economizar nesse dia tão especial apostando em maquiagem de alta qualidade que conte com longa duração e seja a prova d'água para que possa aproveitar todos os momentos emocionante sem se preocupar que a maquiagem irá borrar.

















Postado por Ana Cristina às 04:47

Penteados para Noivas 2013 - Dicas e Fotos!!!

Todas as mulheres sonham em um dia subir ao altar e quando esse momento chega elas ficam a frente de todos os preparativos para que tudo saia bem, sendo que além da organização da cerimônia e da festa o que mais preocupa a todas é a composição do seu look que precisa estar impecável.

Os penteados para noivas 2013 trazem opções para as noivas de todos os estilos indo dos mais clássicos aos mais modernos, onde o destaque fica por conta dos coques, penteados com tranças e os semi presos que aparecem com tudo e farão a cabeça das noivas.

Os penteados para noivas 2013 mais usados serão: os coque com tranças, os despojados que contam com alguns fios soltos e os mais sofisticados, as tranças também marcarão fortes tendências nos penteados para noivas, sendo que a espinha de peixe, cascata e embutida serão as mais procuradas, além desse penteado outro que não pode ficar de fora são os semi presos adorados por grande parte das noivas que não dispensam a elegância e o ar de princesa que eles são capazes de dar a todas.

Nos penteados para noivas 2013 o que não pode faltar são os acessórios que surgem para deixar os penteados mais elaborados e entre os mais requisitados estão: as flores de cabelo, headband, presilhas, tiaras e muitos outros cuja escolha vai depender do estilo da noiva.

Portanto se estiver com casamento marcado para esse ano não deixe de seguir essas dicas e de investir no penteado para noiva 2013 que mais te deixe linda e preparada para o seu grande dia.

Postado por Ana Cristina às 06:33















  

Moda Plus Size 2013 - Dicas e Tendências


Todas as mulheres tem o direito de ficar na moda e de se sentirem lindas e a diversidade do mundo da moda permite isso, pois atualmente é possível encontrar roupas que vestem bem tanto as mulheres magras como as baixinhas, gordinhas e até mesmo as mais religiosas.

Contar com um corpo com medidas perfeitas é o sonho de todas as mulheres, porém são muitas aquelas que não conseguem perder peso e acabam tendo que aceitar usar manequim 48 ou maior, mas todas as gordinhas podem ficar felizes porque a moda plus size feita especialmente para elas conta com roupas capazes de deixar todas maravilhosas para as mais variadas ocasiões.

A moda plus size 2013 traz peças super modernas, estilosas, que contam com um ótimo caimento, valorizam as partes certas do corpo das gordinhas e são confortáveis onde não faltam os vestidos com marcação abaixo dos seios, saias de vários modelos, calças Jeans, blusas mais soltinhas e com decotes discretos, além das camisas, cardigãns, casaquinhos, blazer, e muitas outras.

Na moda plus size 2013 o destaque fica por conta das roupas com rendas, cores fortes, tecidos metalizados, transparências, estampas discretas, em especial as florais e as tropicais e tudo mais que aparece para deixar as gordinhas ainda mais lindas.

Portanto aposte na moda plus size 2013 e prove para todos que é capaz de arrasar em todos os momentos da vida mesmo estando acima do peso e não se esqueça de valorizar seus pontos fortes e de fazer combinações inteligentes.













   

Diocese de Picos disponibiliza últimas vagas na caravana para Jornada Mundial da Juventude


Faltando menos de 150 dias para a Jornada Mundial da Juventude a Diocese de Picos disponibiliza as últimas vagas na caravana que participará deste grande evento no Rio de Janeiro.
A Jornada Mundial da Juventude será realizada entre os dias 23 e 28 de julho, contará com a participação de jovens católicos de diversos países e será também a primeira visita do novo Papa ao Brasil.
Até o momento a Diocese de Picos já preencheu as vagas para a caravana de 25 pessoas que participarão apenas da vigília e do encontro com o Papa, e atualmente conta com pouco mais de 10 vagas na caravana de 50 pessoas que participarão do evento completo.
O grupo que ainda conta com vagas sairá de Picos no dia 21 de julho no Galaxy Bus Vida Leve, que é um ônibus novo e confortável, de dois andares, com sala de jogos, TVs LCD e frigobar, garantindo uma viagem rápida, confortável e segura. A chegada ao Rio de Janeiro acontece entre o final do dia 22 e madrugada do dia 23. O retorno acontece somente no dia 29 de julho, após o término de todas as atividades da JMJ.
Além da inscrição como peregrino, o participante que optar por esta caravana deve pagar o valor de R$ 700,00, que pode ser dividido em 5 parcelas de R$140,00 no carnê. Os interessados deve procurar o jovem Lúcio Honório de Sousa na Cúria Diocesana de Picos ou através dos telefones (89) 9977-5904 e (89) 3422-1961.


Escrito por Lana Krisna - Pascom
Qua, 27 de Fevereiro de 2013 11:30

Caminhada da Solidariedade e da Paz será lançada no dia 07 de abril

Com o lema “Vem juventude, promover a vida é nossa missão” a Diocese de Picos realiza no dia 07 de abril o lançamento da 9ª Caminhada da Solidariedade e da Paz.
A programação de lançamento será realizada na quadra do Colégio Santa Rita com início às 7h30, quando acontecerá a acolhida com a Banda Sementes de Restauração, seguida de um momento de oração e palavra de abertura de dom Plinio José, Bispo Diocesano de Picos.
O lançamento é aberto para toda sociedade picoense e contará ainda com a participação de representantes das paróquias que integram a Diocese. Após a abertura oficial acontecerá apresentação dos grupos teatrais Horyon de Projeto Bar Cultural-PBC.
Às 9h o Pe. Flávio Santiago, Vigário Geral da Diocese e Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, ministra uma palestra sobre o lema escolhido para esta edição da caminhada, após o intervalo, a Coordenação Diocesana realiza uma memória sobre a Caminhada da Solidariedade e da Paz, bem como a apresentação do projeto e material da 9ª edição.
Às 11h acontece um momento cultural, seguido do almoço de confraternização às 12h.


Escrito por Lana Krisna - Pascom   
Qua, 27 de Março de 2013 16:00

quarta-feira, 27 de março de 2013



"RECEITAS DO BLOG

PARA A SEMANA SANTA

E PARA A PÁSCOA..."
       A Semana Santa é um período de reflexão e de penitências. Por isso nela é proposto o jejum de carne vermelha.
       Para muitas pessoas isso representa um grande problema, pois, por não terem o hábito de comer peixes, não conhecem muitas receitas nem opções. O mais eleito sempre é o bacalhau, que aliás, é mesmo uma delícia. Mas você pode variar.
       Para ajudar você, selecionei algumas receitas e montei um cardápio bem especial para a 5ª e 6ª feira santa e também para a Páscoa.
       Você vai poder manter o jejum de carne vermelha e ainda surpreender aqueles com quem você compartilha do santo prazer da hora das refeições.
       Espero que você goste.

       FELIZ PÁSCOA!!!
           

O cardápio está aqui e as receitas logo abaixo.


Ingredientes


2 xícaras de arroz

¼ k. de amêndoas cruas e sem pele

2 dentes de alho

2 colheres de óleo


Preparo:


Ponha as amêndoas em uma panela com água e deixe ferver por alguns minutos pra tirar a pele das mesmas. Sairá com facilidade. É só esfregar uma contra as outras na palma da mão.

) Numa panela coloque o óleo, junte o alho deixe fritar ligeiramente, junte as amêndoas e sempre mexendo, frite as também por uns minutinhos para não deixar o alho escurecer, acrescente o arroz e o sal,coloque a água e  deixe o arroz cozinhar, até secar a água. 


(8 ou 10 porções)

Ingredientes


4 postas de bacalhau de 300 gramas (após demolhar ficará 400 gramas)

1/2 xícara de manteiga mais ou menos 100 gramas.

2 cebolas médias em rodelas finas

6 gemas

3 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de salsa picadinha

pimenta do reino a gosto


Preparo 


Após demolhar o bacalhau, escorra-o. Coloque em panela grande cubra-o com água fria,e leve ao fogo ate ferver.Tire do fogo separe uma xícara da água do cozimento. Tire a pele e as espinhas cuidadosamente.Separe a carne em lascas grandes e reserve. Em outra panela derreta a manteiga, junte a cebola mexendo sempre até dourar, acrescente o bacalhau dê uma ligeira fritada, acrescente a água deixando ferver por 5 minutos mais ou menos, mexendo de vez em quando. À parte, misture as gemas com o suco do limão,a salsinha e a pimenta jogue sobre o bacalhau misturando bem.Retire do fogo, passe para uma travessa e sirva imediatamente.


Para demolhar o bacalhau

1- Lave o bacalhau e coloque-o em recipiente grande, coberto com água fria, e com a pele voltada para cima para não reter o sal.Troque varias vezes ao dia a água .Em geral, deixa-se por 24 horas,mas dependendo da qualidade e da espessura do mesmo poderá levar mais ou menos tempo.Se verificar que a pele sai com facilidade e sinal que esta pronto para cozinhar.Procure deixar de molho na geladeira tampado.

    Para cozinhar não tire a pele, nem guelras, nem espinhas Isso e o que garante a umidade.De modos que evite comprar bacalhau sem pele e sem espinha, mais caro e com resultados inferiores. Cubra com água fria, leve ao fogo e quando começar a ferver apague o fogo,escorra e só então retire a pele e as espinhas. 


Ingredientes


3 colheres de sopa de azeite

1 cebola picadinha

3 dentes de alho amassados

6 tomates sem pele e sem sementes, picados.

4 colheres de sopa de extrato de tomate

2 xícaras de caldo de galinha ou legumes

folhas de manjericão

1/2 xícara de vinho tinto seco

4 postas de bacalhau, demolhadas, sem espinha e sem pele.

1  colher de chá de orégano

2 colheres de sopa de salsinha picada


Preparo


1º) Leve ao fogo uma panela com o azeite, o alho e a cebola e mexa ate dourar levemente. Adicione os tomates,o extrato,o mangericão e o vinho e deixe ferver por uns 5 minutos ,mexendo de quando em quando.Junte o caldo e as postas de bacalhau ,tampe a panela e deixe ferver de l5 a 20 minutos ou atéobter um molho denso.

     Na hora de servir junte o orégano e a salsinha ,misture bem.


     Obs.
 As postas de bacalhau deverão pesar 300 gramas .que após ficar de molho terão aproximadamente 380 ou 400 gramas.

2º) Prepare a polenta

3º) Distribua a polenta em pratos individuais. Coloque o bacalhau por cima e cubra com o molho.Sirva quente.


Ingredientes


1/2 quilo de fubá

2 litros de água fervendo

2 colher de manteiga

sal a gosto

Preparo


Misture o fubá, a água e o sal coloque numa panela no fogo em fogo alto,e vá mexendo sempre.Quando estiver grudando na panela ponha em fogo fraco. Mexa até despregar do fundo, o que levara mais ou menos meia hora. Junte a manteiga e sirva quente. Se quiser poderá na mesma hora que acrescentar a manteiga e juntar queijo parmesão ralado.


Ingredientes


8 xícaras de água

1 xícara e três quartos de flocos de milho pré-cozidos para polenta

1 xícara de ricota amassada com garfo

1 xícara de queijo parmesão ralado

1/2 colher de chá de sal.


Preparo


Numa panela grande,leve ao fogo a água com o sal e deixe ferver.

Acrescente os flocos de milho em chuva para não encaroçar. Cozinhe por 15 a 20 minutos mexendo de vezem quando. Junte a ricota e o parmeo e retire do fogo.

Obs.Se quiser poderá acrescentar à água 1 tablete de caldo de carne ou legumes, porém, nesse caso, não coloque o sal.

 


Ingredientes


1 k.200 gramas de linguado ( seis filés )

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de salsinha picada

1 colher de chá de hortelã picada

¼ de xícara de farinha de trigo para empanar

70 gramas de manteiga

2 colheres de chá de açúcar

½ xícara de suco natural de maracujá ( 120 ml )

½ xícara de água 

Polpa de 1 maracujá para decorar


Preparo


Tempere os filés com o sal, a salsinha e a hortelã e passe os pela farinha de trigo. Reserve. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga com o açúcar em fogo médio.Junte os filés, abaixe a chama do fogo ecozinhe até dourar dos dois lados. (2 minutos de cada lado)

Acrescente o suco do maracujá misturado com a água, aumente o fogo e deixe ferver por 1 ou 2 minutos. Retire,transfira para uma travessa e decore com a polpa do maracujá .Sirva imediatamente.


(3 porções)

Ingredientes


750  grs. de peixe em postas ( badejo ou pescada )

3 dentes de alho

1 colher de sobremesa rasa de sal

1 colher de coentro picado


Temperos:


    7  colheres de sopa de tomate picado

    8  colheres de sopa de cebola picada

    3  colheres de sopa de pimentão verde picado

    3  colheres de sopa de coentro picado

    4  colheres de sopa de cebolinha picada

    1  colher de sobremesa de sal

    1  colher de sopa de suco de limão

 1/2  litro  de leite de coco

    3  colheres de sopa de azeite de oliva

    5  colheres de sopa de azeite de dendê 

    2 pimentas malagueta

    3 pimentas-de-cheiro inteiras (para dar gosto)


Preparo


Machuque bem o alho, o sal,os galhos do coentro e misture ao peixe com o suco de limão.Deixe descansar pelo menos por uma hora,para pegar bem o sabor.Na seqüência, machuque os temperos picados e divida-os em duas partes.Misture a primeira parte dos temperos ao peixe,coloque em uma panela e leve ao fogo para refogar durante 2 minutos com a panela tampada.Depois acrescente o leite de coco e misture sempre para o leite não grudar.Leve ao fogo por mais 10 minutos juntamente com a outra parte dos temperos,acrescentando o azeite de oliva e por fim o azeite de dendê, as pimentas-de-cheiro inteiras, o tomate e a cebola.Por ultimo,acrescente o pimentão cortado em rodelas por cima da moqueca praticamente pronta, para decorar, e desligue o fogo. Para servir os acompanhamentos ideais para a moqueca de peixe são a farofa de dendê,o arroz branco e o pirão.


Ingredientes


1 quilo e meio de carne moída de sua preferência

1 pacote e meio de creme de cebola               

1 xícara de água

2 ou 3 colheres de azeite

fatias de bacon


Preparo 


Misture o creme de cebola na água misture bem e acrescente o azeite.Coloque na carne amassando tudo muito bem. Para facilitar estenda sobre a mesa uma folha de papel alumínio e sobre o papel faça os dois rocamboles. Ao enrolar os rocamboles tome o cuidado de não deixar o papel alumínio dentro. Por cima dos rocamboles coloque as fatias de bacon. Cubra com o papel alumínio e leve ao forno por 35 minutos (dependendo do fogão) .Após esse tempo retire o papel que cubra os rocambole e deixe dourar por mais 15 minutos. Se gostar, poderá rechear os rocamboles com cenoura crua,ovos cozidos,lingüiça etc.


Ingredientes


1 ½  xícara de farinha de trigo

4 colheres de sopa de açúcar

½ colher de chá de fermento químico em pó

½ xícara de chá de manteiga ( 100 grs. )

1 gema

1 colher de sopa de água gelada


Recheio:


400 grs. de chocolate branco picado

200 grs. de creme de leite para bater chantilly

300 grs. de morangos, framboesas ou amoras limpas,lavadas e bem sequinhas


Preparo 


Faça uma farofa grosseira com a farinha ,o açúcar o fermento e a manteiga, junte aos poucos a gema e a água, até formar uma bola de massa.Enrole em filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.

Aqueça o forno médio ( 180 graus ).Abra a massa entre duas folhas de plástico, e com  ela  forre uma forma de 27cms.de diâmetro por 3cms.de altura. Cubra o disco.

De massa com papel alumínio, encha com grãos de feijão e leve assar por 10 minutos. Tire os grãos de feijão ,o papel alumínio e deixe assar por mais quinze ou vinte minutos até  dourar. Retire do forno e deixe esfriar.

Derreta o chocolate branco em banho-maria e deixe esfriar. Na batedeira, bata o creme de leite até firmar. Misture o chocolate já frio ao creme, delicadamente procurando manter o volume da mistura.Espalhe metade do creme de chocolate sobre a massa da torta, distribua Os morangos e cubra  com o creme restante. Decore com morangos e leve a geladeira por 1 hora ou mais até que firme bem. Sirva geladinha.   


Ingredientes


4 ½ xícaras de chá de farinha de trigo

4 xícaras de chá de açúcar

4 colheres de sopa de manteiga ou margarina

1 vidro de leite de coco

1 xícara de chá de leite

6 ovos  (claras em neve)

1 colher de sopa de fermento


Preparo 


Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme, adicione as gemas e mosture muito bem, vá acrescentando alternadamente a farinha, o leite de coco, e o leite e continue batendo sempre, por ultimo acrescente o fermento batendo bem até obter uma massa lisa. Coloque as claras em neve , misturando muito bem, delicadamente. Leve ao fogo médio por mais ou  menos trinta ou trinta e cinco minutos em forma untada e enfarinhada.

Depois de assado e ainda quente coloque a cobertura furando com um garfo para penetrar bem.


Cobertura


2 xícaras de chá de açúcar

1 xícara de chá de água

100 grs. de coco ralado


Preparo

Leve ao fogo o açúcar com a água e faça uma calda rala,junte o coco,mexendo bem  de 2 a 3 minutos. Retire do fogo e coloque sobre o bolo ainda quente espalhando uniformemente.